sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A ÓRBITA ALFA 1, bicicleta de roda 20

Sobre a Órbita ALFA 1, pode-se afirmar que é irmã da Vilar Bacana, por partilharem o mesmo quadro, forqueta, guiador, sissy bar, selim e guarda-lamas.
Os restantes componentes são específicos de cada montador/fabricante, os aros, pedaleira, avanço e, neste caso, a Órbita possui uma peça cromada montada no quadro. Que eu saiba não tem qualquer utilidade é puramente feitio.

Este modelo da década de 70 distingue-se da Vilar em outros aspetos. A travagem é feita por contra pedal e o quadro possui apoios para a bomba de encher os pneus.








2 comentários:

  1. Olá, gostei de rever uma bicicleta igual a uma que eu tive. Qu saudades...
    A minha Orbita Alpha 1 a travagem era por calços e não por contra pedal. Provavelmente havia os 2 modelos de travagem para o mesmo modelo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho saudades dela, foi nesta bicicleta que aprendi a andar, se dava aos pedais para a frente e ela andava, para travar se andava com os mesmos pedais para trás, travava a fundo, um dia em vez de pedalar para andar, me enganei, pedaleiras para trás, travei e sai a voar, Évora 1974.

    ResponderEliminar